Residencial Vila São Paulo II

Tipo: Serviço

Status: Construído

Ano: 2017

Localização: São Paulo, SP, Brasil

Cliente: Privado – Residencial Vila São Paulo

Área do terreno: 90m²

Área construída: 160m²

Arquitetura: Vitor Daher.

Execução: Vitor Daher

Fotos: Manuel Sá

O projeto para um Residencial Terapêutico, que atende, orienta e abriga pacientes em estado de sofrimento mental, tem diversas dinâmicas que o diferem de um projeto comum:
Os pacientes devem ter sua identidade preservada assim como sua privacidade.
O acesso à remédios, facas e outros objetos perigosos devem ser controlados.
A casa deve oferecer suporte às atividades comuns do dia a dia, servindo simultaneamente de espaços de convivência, descompressão, privativos e analíticos/combativos.

A reforma desse sobrado geminado, tipologia muito comum nos arredores do bairro Pompéia, foi direcionado pela Identidade (projeto 1704 Residencial Vila SP Identidade) usando os conceitos e a paleta definidos anteriormente.
O escopo consiste em:
– Criação de um consultório de atendimento e de um vestiário para funcionários no local destinado à garagem.
– Criação de uma varanda na fachada norte envolta por planos executados em cobogós (elemento vazado cerâmico), permitindo uma condição singular de ventilação e iluminação ao mesmo tempo que protege a identidade dos pacientes criando uma relação cenográfica de semi transparência com a rua.
– Remoção de 3 paredes internas e instalação de estrutura metálica, permitindo a criação de um layout livre que permitiu a implantação de uma cozinha integrada a sala, ao mesmo tempo que atua como obstáculo poroso para o acesso dos pacientes à facas e outros elementos perigosos.
– Criação de 2 suítes e um lavabo social no térreo e execução de 2 banheiros para atender 3 quartos no andar superior.

(11) 97779-7000
contato